Vendas de Dia das Crianças caem 5,7% em Caxias do Sul
 
								
								O desempenho das vendas no comércio de Caxias do Sul durante o Dia das Crianças deste ano apresentou retração em relação ao mesmo período de 2024. Segundo levantamento realizado pelo Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias, as vendas caíram -5,7%. O ticket médio foi de R$ 304,68.
De acordo com a amostragem, 48,1% dos lojistas entrevistados relataram que venderam menos do que no ano anterior. Outros 36,4% disseram ter mantido o mesmo desempenho, enquanto apenas 15,5% afirmaram ter registrado melhora.
Entre os fatores apontados pelos empresários para o resultado negativo, destacam-se a redução do poder aquisitivo da população (27,9%) e o impacto da economia ainda fragilizada, com reflexos diretos no varejo (26,7%). Também foram citados o menor movimento nas ruas (12,4%) e a preferência dos consumidores por produtos de menor valor (10,9%).
Por outro lado, entre os lojistas que conseguiram manter ou melhorar o desempenho em relação ao ano passado, os principais fatores foram o uso mais intenso das redes sociais para divulgação (39,1%), a realização de promoções (27,3%) e a maior variedade de produtos disponíveis (18,4%).
Dos entrevistados, 68,2% afirmaram que investiram na decoração temática para a data. Já 4,5% afirmaram ter incrementado ainda mais a ambientação este ano, na tentativa de atrair o público. No quesito divulgação, a maioria (54,6%) apostou nas redes sociais como principal canal para promoção de produtos e ações voltadas ao Dia das Crianças, seguidas por site (10,1%) e panfletos e cartazes (8%).
O levantamento, realizado entre os dias 15 e 17 de outubro, também apontou que as vendas pelo meio digital continuam sendo uma realidade para boa parte do comércio local. O WhatsApp foi o principal canal utilizado (55,2%), seguido por site próprio (17,2%), Instagram (7%) e Facebook (5,4%). Em média, as comercializações online dos entrevistados representaram 14,8% do total movimentado na data.
A predominância de pagamento foi por meio de cartão de crédito (40,6%) e PIX (34,1%). O dinheiro (13%) e o cartão de débito (12,3%) também tiveram participação significativa.
A maior concentração de compras ocorreu na semana que antecedeu o Dia das Crianças, com 56,7% dos lojistas apontando esse período como o de maior movimento. Outros 26,1% afirmaram que o pico aconteceu na véspera ou no próprio dia 12 de outubro. Quanto aos produtos mais vendidos, os destaques foram brinquedos, vestuário e calçados.
FOTOS
 Legenda 1: De acordo com a amostragem, 48,1% dos lojistas entrevistados relataram que venderam menos do que no ano anterior
Créditos: Fabio Grison
 
											 
											