Blog

Amostragem da CDL Caxias aponta queda de 5,8% nas vendas de Páscoa em 2025

Amostragem da CDL Caxias aponta queda de 5,8% nas vendas de Páscoa em 2025

Amostragem realizada pelo Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias com empresários do comércio revela que as vendas de Páscoa deste ano apresentaram uma retração de 5,8% em comparação ao mesmo período do ano passado. Participaram da sondagem empresários dos segmentos de supermercados, lojas de doces e brinquedos.

Com ticket médio de R$ 228,93, 43,9% dos entrevistados reportaram queda no faturamento, 37,5% registraram aumento nas vendas e 18,6% afirmaram ter mantido desempenho estável. O chocolate foi o campeão de vendas, citado por 89% dos respondentes. Entre os itens mais procurados estiveram ovos de chocolate (25%), barras (22,3%), bombons (19,4%) e cestas (15,7%). Brinquedos foram destacados por 6,1% dos estabelecimentos como item de maior saída.

A CDL Caxias identificou que, entre os principais motivos apontados para o desempenho negativo, estão: o aumento no preço dos produtos (34,8%), a busca dos consumidores por opções mais econômicas (26,1%) e o feriadão prolongado (17,4%), que impactou negativamente no movimento das lojas.

O Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias explica que o aumento dos preços foi decorrente do aumento no preço do cacau, especialmente do chocolate, matéria-prima para produtos da data. Completa ainda que nos dois últimos anos foram quase 180% de aumento, devido a problemas na produção.

Por outro lado, aqueles que registraram desempenho positivo citaram como principais fatores as promoções (36,8%), a variedade de produtos e preços (31,6%) e as facilidades de pagamento (15,8%).

Em relação às ações de marketing, 54,5% dos lojistas utilizaram as redes sociais para divulgar os produtos e promoções de Páscoa. Além disso, 81,2% dos entrevistados pela CDL Caxias mantiveram a tradição de decorar seus negócios, reforçando o apelo visual da data para atrair consumidores.

FOTO
Legenda
: 43,9% dos entrevistados reportaram queda no faturamento, 37,5% registraram aumento nas vendas e 18,6% afirmaram ter mantido desempenho estável
Crédito: Fabio Grison/CDL Caxias

Compartilhe esta postagem:

A MCom utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.